PERMACULTURA


O projecto de permacultura no Freixo de Cima foi iniciado em 2011 em duas parcelas localizadas dentro da Herdade do Freixo do Meio, freguesia de Foros de Vale de Figueira, Montemor-o-Novo.

Em Março, viemos habitar um monte alentejano, no meio do montado, onde estamos a construir um espaço para produção de hortícolas, uma agrofloresta e um pomar em keyline. Tudo em agricultura biológica certificada.











































































No monte, fizemos algumas alterações e substituímos o reboco de cimento das paredes. Junto à casa, numa parcela com 2 hectares, iniciámos a instalação de 0,5 ha de agrofloresta e 0,5 ha de hortícolas em camas elevadas e afundadas. Construímos camas de produção de hortícolas, dois swales para infiltração de água das chuvas e alguns canteiros de produção de ervas aromáticas.

Noutra parcela, 1 km mais a norte, com 11 hectares, será instalado, no decorrer de 2012, um pomar com 5 ha de frutos frescos e secos, e 0,45 ha de framboesas, amoras e mirtilos, num projecto financiado pelo PRODER.

A mobilização do solo, em linhas marcadas em sistema keyline (linha chave) decorreu no início de Janeiro de 2012, e a parcela ficou pronta a receber as primeiras árvores e arbustos. Até final de Abril contamos plantar 156 nogueiras, 100 amendoeiras, 138 laranjeiras, 60 clementinas, 50 tangerineiras, 30 tângeras, 35 limoeiros, 1.000 pés de framboesa e 167 pés de amoras.

No próximo Outono/Inverno (final de 2012 início 2013) iremos proceder à plantação de 400 macieiras, 200 ameixeiras, 200 pereiras, 100 pessegueiros, 100 damasqueiros e 400 pés de mirtilos.

As árvores e arbustos (framboesas, amoras e mirtilos) serão inoculadas com micorrizas e será feita aplicação no terreno de diversos preparados de microrganismos.

Para além das fruteiras serão ainda plantadas diversas árvores e arbustos resistentes à secura, para melhorar o ambiente físico envolvente do pomar (vento, humidade relativa) e a fertilidade do solo (casuarinas, tagasaste, pascoinhas, giestas, etc).


POMAR PLANTADO EM KEYLINE - 1º ANO




Sem comentários:

Enviar um comentário